top of page
Tampo mármore

Procedimentos

Mamária por Câncer

fotos virginia (15).png

A cirurgia para o tratamento do câncer de mama evoluiu com maior preservação da pele e da glândula, deixando no passado as grandes ressecções e mutilações. Hoje é possível controlar a doença com cirurgia conservadora e reconstrução imediata.

 

CIRURGIA E SUAS OPÇÕES

  Pode ser realizada com tecidos autólogos, isto é, da própria paciente ou próteses e expansores teciduais.  A escolha da técnica varia de acordo com idade e perfil anatômico da mama. 

Após a remoção parcial de um setor da mama ou setorectomia mobilizam-se retalhos da própria glândula  para fornecer um cone mamário menor e proporcional.

As próteses de silicone são inseridas nos casos de pouco volume ou após a mastectomia subcutânea com preservação da aréola e mamilo após retirada completa de todo tecido glandular. 

Na  mastectomia quando remove-se glândula e complexo areolomamilar  podemos reconstruir a mama com o tecido proveniente de retalhos miocutâneos do abdômen ou da região dorsal.  

A opção mais freqüente hoje é utilizarmos expansores teciduais. Estes são próteses de silicone que podem ser permanentes ou temporários a serem preenchidos com solução salina fisiológica. Quando temporárias são substituídas pelas próteses de silicone em outro tempo cirúrgico.

A lipoescultura ou lipofilling, é a gordura autóloga retirada de uma zona doadora abdominal, flancos, face interna de joelhos para ser transferida a fim de resgatar melhorias no contorno ou mesmo restaurar volume de quadrantes retraídos. Em geral é indicada em um segundo momento da reconstrução.

A reconstrução da placa areolo mamilar pode ser feita com tatuagem ou retalhos da região inguinal que deixam cicatriz discreta na raiz da coxa. 

 

ANESTESIA 

Anestesia geral para reconstrução imediata com internação hospitalar de 1 a 2 dias.

As cirurgias secundárias menores ou para reconstruir placa areolomamilo, anestesia local e sedação.

 

RECUPERAÇÃO 

Uso de curativos e microporagem por 15 dias.

Drenos podem permanecer de 48h à 72h.

Uso de modelador por 30 dias.

Movimentos limitados do braço, no lado da mama operada.

Exercicíos físicos restritos de 30 a 60 dias.

Evitar exposição solar por 2 meses.

 

RESULTADOS

Ao sair da sala cirúrgica vestindo seu soutien modelador, a paciente já tem a forma da sua mama restaurada. Se utilizado próteses ou retalhos musculares, o volume definitivo já está presente. No caso dos expansores, o volume aumenta gradativo nos 2 meses subseqüentes. 

A reconstrução é um trabalho de lapidação da mama e do complexo areolo mamilar que exige mais de um tempo cirúrgico. 

bottom of page